16
Abr
09

Concerto para guitarra e orquestra de villa-lobos

Concerto Caixa Geral de Depósitos
( 133º Aniversário da CGD )

Sábado, 18 Abril – 21h30
Concerto
Orquestra Clássica do Centro
Rui Namora – Guitarra Clássica
Maestro – Virgílio Caseiro

ENTRADA LIVRE

Programa

1ª Parte

Abertura “As Hébridas” Mendelsshon

Concerto para Guitarra e Orquestra H. Villa-Lobos
Allegro preciso/Andantino e Andante/
Allegreto non troppo

2ª Parte

Sinfonia nº 101 em Ré M, O Relógio J. Haydn
Adágio,Presto/Andante/Menuetto/Finale,Vivace

ORQUESTRA CLÁSSICA DO CENTRO

Em 2001, surge a Orquestra de Câmara de Coimbra, constituída em moldes profissionais e composta por 25 elementos, um projecto considerado de superior interesse cultural pelo Ministério da Cultura e, como tal, abrangido deste então pela lei do Mecenato Cultural (actual Estatuto dos Benefícios Fiscais).
Tendo por maestro titular desde a fundação o Dr. Virgílio Caseiro, em 2002 a Orquestra passou a ser composta por 32 elementos, sendo esta ainda a sua actual constituição.
Em 2003, nos cerca de 60 concertos que tiveram lugar em toda a Região Centro, destacaram-se os realizados em monumentos arquitectónicos da cidade e concelho de Coimbra, no âmbito do projecto “Mo(nu)mentos Musicais”. Neste ano esteve também presente na entrega do Prémio Pessoa ao Sr. Prof. Doutor Gomes Canotilho.
Em 2004, viu aprovada por unanimidade, em Assembleia-Geral, a alteração do nome para Orquestra Clássica do Centro (OCC). Desde esse ano tem beneficiado do apoio financeiro do Instituto das Artes, no âmbito dos apoios concedidos a projectos profissionais. 2004 foi ainda o ano em que constituiu uma Comissão de Honra, da qual fazem parte, entre outras individualidades e instituições, os Governadores Civis de Coimbra, Viseu, Leiria e Guarda, os Presidentes de 40 Câmaras da Região Centro, Sua Ex.ª Rev.ª o Bispo de Coimbra, o Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Ordens Profissionais dos Engenheiros, dos Médicos, dos Enfermeiros, dos Farmacêuticos e Advogados.
A OCC conta com o superlativo apoio da Câmara Municipal de Coimbra. São mecenas da OCC – a Caixa Geral de Depósitos, os jornais “Diário de Coimbra” e “Diário As Beiras”, Paul Stricker Ldª entre outros.
A OCC continua personalizadamente entregue ao cumprimento dos objectivos a que desde a fundação se propôs, com especial empenho na divulgação e promoção da realidade etnomusicológica da Região Centro e da canção coimbrã.
Conseguindo uma vasta e intensa implementação regional, com o alargamento da sua actividade a câmaras e distritos mais diferenciados, passou a contar ainda com o contributo solístico e de regência de notáveis figuras do nosso panorama musical, encontrando também meios para, pontualmente, produzir concertos com uma densidade tímbrica e orquestral sinfónica. Organizou concursos e conferências para além das actividades exclusivamente concertísticas, destacando-se o trabalho realizado em colaboração com o Governo Civil do Distrito de Coimbra em projectos conjuntos como “A Floresta também é Património” ou “Encontros com o Património”. Ainda no âmbito das comemorações do ano para a igualdade de oportunidades realizou vários concertos e conferências contando nomeadamente com a presença do Dr. Fernando Nobre e do Dr. Mário Soares, entre outros.
Por considerarmos como ex-libris de Coimbra e de Portugal, no seu todo, a Canção de Coimbra e a Guitarra Portuguesa, no historial da OCC incluímos iniciativas já realizadas sobre esta temática, nomeadamente o Festival “Cantar Coimbra” (tratamento orquestral da canção de Coimbra), realizado em 2004, no Convento de S. Francisco (do qual resultou a edição de um CD gravado ao vivo) e a realização, em 2007, dos Primeiros Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa, com o Alto Patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.
Ao longo destes anos, tem vindo a desenvolver uma actividade continuada em toda a Região Centro, essencialmente pautada pela realização de concertos com um reportório que se identifica com a sua constituição clássica interpretando compositores barrocos, clássicos, românticos e contemporâneos, nas vertentes concertísticas e Sinfónicas. Apresenta também programas com excertos para voz e coro das obras mais célebres da literatura musical europeia e ainda um extenso reportório da Canção de Coimbra e da Região Centro com o apoio solístico da Guitarra Portuguesa. Também tem vindo a multiplicar a actuação de formações de câmara (trios, quartetos e quintetos, entre outras), disponibilizando assim um leque variado de programas/reportórios, em função das circunstâncias/local dos eventos.
A OCC assinala, em 2008, sete anos de actividade ininterrupta.
A OCC tem a sede, bem como a gestão cultural, no Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra

Rui Namora – Guitarra Clássica
Em 2003, depois de se licenciar em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, é admitido na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe do Prof. José Pina, onde se diplomou recentemente. Participou em masterclasses com José Pina, Alberto Ponce, Margarita Escarpa, Joaquín Clerch, Alex Garrobé, Gunnar Spjuth e Julius Kurauskas. Tem vindo a apresentar-se em público a solo e integrando grupos de música de câmara, nomeadamente no Festival de Guitarra de Coimbra (Capital Nacional da Cultura 2003), Museu Nacional de Machado de Castro e Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, Rivoli Teatro Municipal (Porto), Museu da Música e Palácio Galveias (Lisboa), Museu Alberto Sampaio (Guimarães), entre outros. Com Paulo Soares (guitarra portuguesa), apresentou-se com a Orquestra do Norte, e nos Festivais Internacionais de Guitarra de Santo Tirso e de Sernancelhe.

Virgílio Alberto Valente Caseiro
Nasceu em Ansião em 1948. Possui o Curso Superior de Música (Canto) do Conservatório Nacional de Lisboa. Fez também Composição. Licenciou-se em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Ciências Musicais, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem especialidades em Musicoterapia, Direcção Coral e de Orquestra.
Entre outros, trabalhou com Mário Sousa Santos, Fernanda Rovira, Mário Mateus, Fernanda Correia, Joana Silva, Rudolph Knohl, João de Freitas Branco, Constança Capdeville, Rui Vieira Nery, Gerard Doderer, Christopher Bochmann, Fernando Eldoro, Pierre von Hawe, Jos Wuytack e Murray Schaefer. Foi Musicoterapeuta cerca de 10 anos, trabalhando com crianças portadoras de deficiência mental. Foi Maestro e co-fundador do Coro dos Professores de Coimbra, no ano de 1981/82. Foi Maestro e co-fundador da Orquestra de Câmara de Coimbra no início da década de 90. Foi Maestro do Orfeon Académico de Coimbra no período de 1982 a 1996. Enquanto ao serviço deste organismo foi homenageado com a indicação do seu nome para a Sala de Direcção do organismo, nas instalações académicas da A.A.C. Foi Maestro e fundador (1997) do grupo coral masculino Schola Cantorum. Foi Maestro da Orquestra da Associação de Antigos Tunos da Universidade de Coimbra, de 1999 a 2003. Foi Maestro do Coro do Hospital Pediátrico de Coimbra.
Como musicólogo, tem realizado inúmeras conferências e comunicações, em Portugal e no Estrangeiro, em colaboração com instituições como a Universidade de Coimbra, Universidade de Trás-os-Montes, Universidade de Aveiro, Direcção Geral da Extensão Educativa, Ministério da Educação, Sindicato dos Professores, Associação Portuguesa de Educação Musical, Instituto Politécnico de Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Bragança, etc. Como maestro e cantor tem realizado concertos em Portugal e ainda em países como Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Itália, Vaticano, Angola, Canadá, Brasil, Estados Unidos da América, Russia e Japão. Tem publicados os livros O Orfeon Académico de Coimbra – das Origens à Actualidade; Novas Canções para Coimbra; Manual de Radiomodelismo Automóvel.
É colaborador da imprensa e da rádio regionais. Tem vindo a desenvolver, há cerca de 30 anos, uma experiência metodológica de Expressão Musical na ACM de Coimbra, com crianças em idade pré-escolar e escolar, com o objectivo de investigar o contributo da música no desenvolvimento e amadurecimento cognitivo, afectivo e motor. Desenvolveu, até à sua aposentação, actividade docente na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde foi Professor Adjunto de nomeação definitiva, tendo à sua responsabilidade a cadeira de Direcção Coral e Instrumental, bem como a de Prática Pedagógica. Desenvolve actividade musical no grupo medieval e renascentista Ars Musicae, desde 1985, onde é director artístico, cantor e instrumentista, bem como no grupo de canção coimbrã Cancioneiro de Coimbra onde é cantor desde 1982. Desde 2001 que assumiu a direcção e responsabilidade artística da Orquestra de Câmara de Coimbra (a partir de 2005 Orquestra Clássica do Centro) sendo também seu Maestro Titular. Em 2002 assumiu a responsabilidade artística da Orquestra Para-Sinfónica Juvenil de Coimbra. Em 2003 foi agraciado com o diploma de Mérito Profissional, entregue pelo Rotary Club de Coimbra. Iniciou em 2003 as funções de Maestro do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Em 2004 foi agraciado com a Medalha de Mérito, atribuída pela Câmara Municipal de Ansião. Ainda em 2004 foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pela Câmara Municipal de Coimbra, como reconhecimento do trabalho de intervenção musical e cultural que ao longo dos anos tem vindo a assumir na cidade, bem como na zona centro do país. Já em 2006 foi agraciado com o prémio Prestígio Salgado Zenha, pela Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra, como reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol da Academia e da Cidade. Ainda em 2006 e por decisão de Sua Ex.ª o Presidente da República, recebeu a Comenda da Ordem de Santiago de Espada.


0 Responses to “Concerto para guitarra e orquestra de villa-lobos”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: